Atendimento:
08:00 as 18:00 de seg. a sex.
(31)30633848
Fale Conosco!
Av. Américo Vespúcio, 1143
Bairro: Riachuelo – BH / MG
(31)30633848
Atendimento via WhatsApp!
contato@rochaepassosadvogados.com.br
(31)30633848
Fale Conosco!
(31)30633848
Atendimento via WhatsApp!

A Rocha & Passos Advogados é especializada em

Direito Condominial e Imobiliário

Nossa equipe de Direito Imobiliário esta preparada para atuar diretamente nas empresas do setor, tais como, construtoras, imobiliárias, corretoras, entre outros. Protegendo e garantido os interesses dos investidores imobiliários, seja ele um pequeno investidor que irá comprar a casa própria ou um grande com o objetivo de expandir com segurança o seu patrimônio. Prestamos assessoria e consultoria jurídica para condomínios, síndicos e administradoras de condomínios. Nestes dez anos de atuação ofertamos uma advocacia preventiva, com o uso de técnicas modernas de mediação, conciliação e arbitragem, focadas em evitar litígios Judiciais.

O Direito Condominial é um seguimento do Direito que busca regularizar as relações de convivência em um condomínio, os deveres e direitos do síndico, do conselho fiscal e/ou consultivo e dos condôminos. Atualmente, as principais leis que regem estas relações são: o Código Civil e a lei 4591/1964 (Dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias).

Diante da evolução e modernização da convivência em um condomínio, decorrentes das situações atuais de locomoção, trabalho, lazer e comodidades a legislação apresenta algumas defasagens, situação plausível, pois as leis em vigência não iram conseguir na totalidade prever todos os conflitos relacionais da atualidade.

É neste aspecto, que os administradores (síndicos e conselhos) necessitam de um constante e especializado amparo de profissionais focados em trazer soluções inovadoras aos conflitos apresentados. 

Sendo assim, é de extrema importância ao condomínio manter atualizados a sua convenção de condomínio, regimento interno e as atas de assembleias. Pois, estes instrumentos devidamente redigidos e registrados produzem efeitos legais entre os condôminos, condomínio e seus administradores.

Rocha & Passos Advogados é uma banca de profissionais do Direito especializados em mentorear condomínios, síndicos e conselhos nas estratégias de gestão condominial. Para isso revisamos e elaboramos:

Convenção de Condomínio;
Regimento Interno;
Participação nas assembleias com elaboração de atas e registros;
Acordos Extrajudiciais;
Comunicados em geral e Notificações a condôminos;
Contratos, pareceres e orientações jurídicas.

Outro ponto de destaque no dia a dia dos condomínios é a gestão financeira. Esta exige do síndico uma atenção redobrada, pois essa dinâmica envolve prestadores de serviços terceirizados, funcionários e condôminos. A Rocha & Passos Advogados auxilia o condomínio na cobrança extrajudicial e judicial dos condôminos inadimplentes com técnicas modernas de conciliação, mediação e arbitragem. Promove e realiza defesas judiciais que envolvem o síndico nas suas funções e o condomínio.

Dúvidas? Faça uma consulta aos nossos especialistas nas questões conflituosas que envolvem o seu condomínio. Clique no botão abaixo para nos enviar um e-mail ou ligue no tel.(31)30633848.

Sobre nós.

O escritório jurídico Rocha & Passos, com seus sócios fundadores devidamente registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo Luiz Aurélio Rocha, OABMG128364 e Álvaro Fernandes Passos, OABMG165034. É constituído por Advogados atuantes na prática jurídica há dez anos, com alta qualificação técnica, oferecendo serviços individualizados e de qualidade para cada cliente.

(31)30633848 – Fale Conosco!
(31)30633848 – Atendimento via WhatsApp!
contato@rochaepassosadvogados.com.br
Av. Américo Vespúcio, 1143 – Bairro: Riachuelo – BH / MG

O REGIMENTO INTERNO DO CONDOMÍNIO

Inicialmente, podemos definir o Regimento Interno como um conjunto de normas que regulam e disciplinam a conduta interna dos condôminos, proprietários, locatários, usuários, funcionários ou aqueles que de alguma forma usam o condomínio.

Por força do art.1334 do Código Civil o Regimento Interno será determinado pela convenção, ou seja, o Regimento interno não poderá exceder os limites impostos pela convenção de condomínio.

Este documento é peça importantíssima na administração do condomínio, auxiliando o síndico na tomada de decisões ao disciplinar o dia a dia do edifício. É no Regimento Interno que regulamos o mandato do síndico, a impossibilidade de sua reeleição, a forma e as multas para o pagamento das taxas de condomínio, a competência e a forma de realização das assembleias, entre muitas outras situações.

Portanto, o Regimento Interno e a convenção de condomínio não são a mesma coisa. O Regimento Interno irá pormenorizar as regras e encontra o seu limite de regulamentação na convenção de condomínio.

Para sua validade o Regimento Interno pode ser criado ou modificado de acordo com o quórum estabelecido na própria convenção, e na falta de estipulação, pelo voto da maioria absoluta dos condôminos presentes e especialmente convocados para o tema.

Havendo interesse em aprofundar no tema ou precisando de uma ajuda técnica especializada na elaboração de um regimento interno para o seu condomínio, entre em contato com a Rocha & Passos Advogados, preenchendo as informações abaixo.

Convenção de Condomínio Ideal

Podemos comparar a convenção de condomínio a uma constituição de um país. Sendo assim, ela procura regular as relações condominiais de forma abrangente.

A constituição obedece a princípios de um povo, já a convenção de condomínio é regulada pela legislação civil. Levando-nos a concluir, que a convenção não pode contrariar ou negligenciar a legislação brasileira.

A convenção,desde a existência da Lei 4.591/64 é obrigatória, já que trata-se de incorporação imobiliária e  deve ser elaborada pelo incorporador antes de pôr à venda as unidades imobiliárias.

Sendo assim, a aprovação de uma alteração na convenção depende de quórum qualificado de 2/3 das frações ideais do condomínio.

Aprovada em assembleia a convenção necessita de publicidade para ter força de lei aos não-condôminos e futuros moradores que não participaram da votação. Esta publicidade se dá através do registro da convenção no cartório de registro de imóveis onde está registrado os imóveis que compõem o condomínio.

Neste contexto, não podemos esquecer que a convenção deve prever a eleição do síndico, do conselho fiscal e/ou consultivo e a sua cassação. E as regras de transição e substituição destes na sua ausência.

Enfim, a convenção de condomínio cuida de situações importantíssimas ao condomínio, que ao ser negligenciadas ou infringidas trarão severas consequências aos condôminos e proprietários.

Precisando de uma convenção ideal para seu condomínio?

Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail, que lhe enviaremos a convenção de condomínio ideal.